Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago, Nova York… e agora Sydney?
A Maratona de Sydney é candidata a se tornar a sétima Abbott World Marathon Major. A corrida de 2024 da Maratona de Sydney, que acontece hoje, 15 de setembro de 2024, será avaliada e, se for aprovada, Sydney será adicionada como uma Maratona Major em 2025.
Aqui está o que acontecerá com a Medalha de Seis Estrelas e o que essa notícia significa para os maratonistas.
Quais são as Majors da Abbott World Marathon?
Em 2006, as maratonas de Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York se uniram para “representar coletivamente o nível mais elevado das maratonas”, chamando-se de World Marathon Majors. Tóquio foi adicionada como a sexta Major em 2013, então em 2016 uma Medalha de Seis Estrelas especial foi introduzida para corredores que concluírem todas as seis Maratonas Majors.
Como uma corrida se torna uma Maratona Major?
Três maratonas candidatas foram anunciadas em 2022: a Maratona de Sydney na Austrália, a Maratona Sanlam Cape Town na África do Sul e a Maratona de Chengdu na China.
Houve um processo inicial de três anos para as maratonas trabalharem com a possibilidade de uma ou mais delas serem promovidas a uma Maratona Major em 2025.
As maratonas candidatas precisam passar por duas avaliações consecutivas para se tornarem uma Major. Os critérios que cada corrida precisa atender envolvem a participação dos corredores (e um aumento no número de finalistas), a qualidade do field da elite, organização da corrida e experiência do corredor, sustentabilidade e legado.
Até agora, apenas a Maratona de Sydney passou na primeira avaliação. A corrida de 2024 da Maratona de Sydney determinará se ela será uma Maratona Major em 2025.
Por que a Maratona de Sydney?
“Nenhuma cidade no mundo tem uma combinação melhor de beleza natural, amor pelo esporte e infraestrutura icônica para sediar uma maratona do que Sydney!” É assim que os organizadores da corrida descrevem Sydney.
A Maratona de Sydney começou em 2001 como um legado para os Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e, nos primeiros anos, seguiu a mesma rota da Maratona Olímpica antes que o percurso mudasse para torná-lo um pouco mais plano e rápido, com mais mudanças de rota ocorrendo conforme a corrida crescia.
E cresceu rapidamente: havia 1.200 finalistas em 2001 e ainda apenas 5.300 em 2022, mas esse número saltou para quase 17.000 em 2023, e todas as 24.000 vagas esgotaram para a corrida de 2024. Agora é a maior corrida do hemisfério sul e a única maratona Platinum Label ao sul do equador.
Como é a Maratona de Sydney?
Sydney é uma cidade montanhosa e a maratona tem um ganho de elevação de 317 m e perda de 400 m. Será a Major mais desnivelada se for introduzida, então é comparável à cidade de Nova York, o que significa que é um percurso divertido e cênico em vez de plano e rápido.
Ela tem uma rota icônica que leva os corredores pela Sydney Harbour Bridge e, finalmente, leva a uma das maiores linhas de chegada do mundo bem em frente à Sydney Opera House.
Anteriormente, havia uma meia maratona e uma corrida de 10 km ao lado da maratona, mas para aumentar o tamanho da maratona, a meia distância foi retirada. Os 10 km permanecem.
Além de ser a Major mais acidentada, Sydney teria o horário de início mais cedo, pois a corrida começa às 6h.
Para qualquer um interessado em correr a Maratona de Sydney, a corrida até hoje sempre teve inscrições por ordem de chegada. Porém, se a corrida se tornar uma Major em 2025, então podemos esperar que se torne inscrições por loteria.
O que acontecerá com a medalha de seis estrelas? Haverá uma medalha de sete estrelas?
A Medalha de Seis Estrelas permanecerá!
Até agora, mais de 17.000 corredores receberam sua Medalha de Seis Estrelas, e muitos milhares mais estão em sua própria jornada para correr todas as seis. Todos ainda receberão sua medalha por correr as seis originais, mesmo que uma sétima corrida seja introduzida.
Ainda não houve um anúncio feito sobre uma medalha de sete estrelas, mas haverá um prêmio adicional.
Se Sydney for adicionada, como será o calendário das maiores maratonas em 2025?
Se Sydney for promovida, o calendário das principais maratonas de 2025 será:
2 de março: Maratona de Tóquio
21 de abril: Maratona de Boston
27 de abril: Maratona de Londres
14 de setembro (a confirmar): Maratona de Sydney
21 de setembro: Maratona de Berlim
12 de outubro: Maratona de Chicago
2 de novembro: Maratona de Nova York
Haverá mais maratonas candidatas?
Até agora, há apenas três corridas candidatas, com Cidade do Cabo e Chengdu ainda sendo avaliadas para sua primeira passagem. Não houve mais anúncios sobre mais Maratonas Majors sendo adicionadas ao calendário de corridas.