sexta-feira, 18 de julho de 2025

O maratonista mais velho do mundo, Fauja Singh, foi atropelado e morto por veículo aos 114 anos

A vida do ícone da corrida Sikh chegou ao fim após um atropelamento na Índia na segunda-feira

por Correr Brasília

Fauja Singh, o lendário maratonista sikh, que correu sua maratona mais rápida aos 92 anos em Toronto, morreu na segunda-feira após ser atropelado por um veículo em Punjab, Índia. Ele tinha 114 anos.

Segundo o Times of India, Singh, conhecido como o “Tornado de Turbante”, atravessava a rua perto de sua casa por volta das 15h30 quando ocorreu a colisão; a CBC News relata que o incidente foi um atropelamento seguido de fuga. Singh foi levado ao hospital em Jalandhar com ferimentos graves na cabeça e morreu naquela mesma noite. A polícia local registrou um Boletim de Ocorrência (BO) e iniciou buscas para identificar o veículo, que havia fugido do local.

A idade não é uma barreira

Singh começou a correr em 2000, aos 89 anos, após a morte da esposa e uma batalha contra a depressão. “De uma tragédia surgiu muito sucesso e felicidade”, disse ele. Naquele ano, estreou na maratona em Londres, antes de correr mais oito maratonas ao longo da carreira, incluindo cinco corridas em Londres.

Fauja Singh na Maratona Scotiabank Toronto Waterfront de 2009

Seu desempenho mais rápido aconteceu quando ele correu a Maratona de Toronto Waterfront de 2003 em cinco horas e 40 minutos. Em 2011, ele fez história ao se tornar o primeiro homem de 100 anos, e a pessoa mais velha da história, a completar uma maratona, completando a Maratona de Toronto Waterfront em 8:11:06.

A última corrida competitiva de Singh foi a prova de 10 km da Maratona de Hong Kong, que ele concluiu em 1:32:28. Ele se aposentou oficialmente do esporte em 2013, aos 101 anos.

Ao longo dos anos, Singh tornou-se um símbolo de resiliência, humildade e desafio à idade. Recebeu o reconhecimento da Rainha Elizabeth em diversas ocasiões, carregou a tocha olímpica em Londres 2012, foi patrocinado pela Adidas e incluído na campanha “Impossible is Nothing” em 2004 e até se tornou tema de um livro infantil, “Fauja Singh Keeps Going“, que narra sua vida incrível.

livro infantil Fauja Singh Keeps Going

No entanto, havia dúvidas sobre sua idade – já que Singh não possuía certidão de nascimento para comprovar sua data de nascimento – e os estatísticos hesitavam em conceder-lhe recordes de Masters. O Guinness World Records também não reconheceu suas performances em categorias devido à falta de comprovação de sua idade.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00