O Strava, principal plataforma de pessoas ativas, lançou o seu Relatório Anual sobre Tendências do Esporte (Year in Sport 2024), que identifica o cenário global de atividades físicas deste ano. Entre os números que se destacam no Brasil está o crescimento dos clubes de corrida, que chegou a 109%. O balanço aponta ainda que 76% das pessoas afirmam ter feito novos amigos por meio de um grupo de atividades físicas em 2024 no País (leia mais abaixo).
A plataforma analisou bilhões de dados exclusivos, registrados por sua comunidade global formada por mais de 135 milhões de pessoas em mais de 190 países, além de insights obtidos em uma pesquisa com mais de 5 mil pessoas ativas, assinantes ou não da plataforma.
Os resultados mostram como as pessoas em todo o mundo estão priorizando o equilíbrio – ao invés do esgotamento – em suas rotinas de exercícios, buscando também conexões sociais através das atividades físicas.
Run club is the new nightclub – Socializar enquanto transpiramos
Os dados mostram um grande crescimento em clubes de corrida e atividades em grupo. Fazer conexões sociais é o principal motivo para as pessoas se exercitarem.
A corrida foi o esporte vencedor: mundialmente e também no Brasil, a modalidade foi a mais praticada no Strava e é o esporte social que mais se expande.
Amizades através de grupos fitness: 58% dos entrevistados afirmaram ter feito novos amigos por meio de grupos de atividades físicas, enquanto quase um em cada cinco Geração Z marcou encontro com alguém que conheceu através do exercício – e essa Geração foi quatro vezes mais propensa a preferir conhecer pessoas em treinos do que em bares.
A média de duração de atividades (corridas, pedaladas, trilhas) com mais de dez pessoas foi 40% maior do que a de atividades realizadas sozinhas.
Explosão nas atividades em grupo:
- Global: participação em clubes de corrida aumentou 59%.
- Brasil: expansão de 109% (quase o dobro).
Strava é o novo app de relacionamentos?
Globalmente, o número de pessoas que preferem conhecer novas pessoas em um grupo de fitness (59%) é quatro vezes maior do que aquelas que optam por um bar (14%). No Brasil, 76% das pessoas afirmam ter feito novos amigos por meio de um grupo de atividades físicas em 2024.
Burnout is out. Balance is in – Equilíbrio é a nova tendência
Em 2024, as percepções sobre o que significa ter um estilo de vida ativo mudaram: as pessoas deram preferência ao equilíbrio em vez da exaustão, priorizando treinos mais curtos e estabelecendo dias de descanso no treinamento para maratonas.
Os tempos de levar o corpo ao limite a qualquer custo deram lugar a uma visão mais sustentável do exercício, ajudando as pessoas a se manterem ativas por mais tempo, com mais foco na saúde mental e na recuperação.
Globalmente, a duração ideal de cada treino, segundo 57% das pessoas entrevistadas, é de 45 a 60 minutos. No Brasil, a duração média das atividades em 2024 foi de 56 minutos.
Aumento de treinos curtos: mais de 20% de todos os treinos tiveram menos de 20 minutos, ajudando a manter uma rotina saudável. No Brasil, a principal atividade dessa categoria foi a escada.
- Recuperação como prioridade: corredores que treinavam para maratonas adicionaram mais dias de descanso e recuperação ativa, com 51% dos dias nas 16 semanas antes da corrida sendo de descanso. No Brasil, esse número chegou a 69 dias de repouso.
- Benefício das pausas: atividades em grupo cresceram 13% e tiveram três vezes mais pausas do que as atividades solo, refletindo tempo dedicado a cafézinho ou conversa no meio do treino.
Mesmo com o foco no equilíbrio, o progresso não foi comprometido: 72% das metas de corrida e 77% das metas de pedal de 2024 foram atingidas. O Strava também registrou um aumento de 9% no número de maratonas, ultramaratonas e percursos de longa distância neste ano.
Barriers Are for Breaking Down – Superando Barreiras
Embora o equilíbrio e as conexões sociais tenham sido priorizados, isso não impediu que as pessoas alcançassem seus objetivos. Em 2024, a comunidade global ativa do Strava desafiou normas sociais e estereótipos geracionais para atingir suas metas.
- Boomers ditaram o ritmo: as gerações Boomers e Gen X superaram Millennials e Gen Z tanto em quilometragem quanto na conquista de títulos de King/Queen of the Mountain (KOM/QOM).
- Mulheres lideraram: mulheres tiveram 20% mais chances do que homens de conquistar um título na Strava em 2024.
- Adoção de novos esportes: globalmente, treino com pesos foi o esporte com maior ampliação entre mulheres em 2024, com acréscimo de 25% no registro de atividades. Também houve avanço de 11% na participação feminina no ciclismo. Entre os homens, a prática de ioga ou pilates cresceu 15%.
The Year in Gear – Equipamentos do Ano
Os principais equipamentos esportivos do ano foram revelados – assim como as previsões de tendências de estilos para 2025:
Escolha do corredor: o melhor tênis de corrida globalmente foi o Nike Pegasus. No Brasil, foi o Olympikus Corre.
Democratização dos supertênis: Este ano houve aumento de 14% em relação ao ano anterior nas corridas concluídas com calçados de placa de carbono em todas as distâncias, sinalizando grande propagação na procura por calçados de alto desempenho.
Divisões de estilo geracional: Para a maioria das pessoas (e de todas as idades), roupas coordenadas são o estilo de look de treino preferido – a cor azul é prevista para ser o novo preto em 2025. No entanto, as divisões geracionais têm opiniões divergentes sobre o comprimento das meias, com a Geração Z preferindo as compridas e a Geração X votando nas meias curtas.
Sobre o Strava
Strava é a principal comunidade digital para pessoas ativas, composta por mais de 135 milhões de atletas em 190 países. A plataforma oferece uma visão global do seu estilo de vida ativo, independentemente de onde você mora, qual esporte pratica ou qual dispositivo utiliza. Se você se esforça, já faz parte da comunidade Strava. Junte-se à comunidade, encontre motivação e viva novas experiências com uma assinatura Strava.