No dia 7 de novembro a Corrida BSB Half Marathon reuniu milhares de atletas profissionais e amadores em uma Meia Maratona que comtemplou os principais pontos turísticos da cidade.
Os corredores se desafiaram em três distâncias, 5km, 10km e 21km, com largada e chegada em frente ao Museu da República, no gramado central da Esplanada dos Ministérios.
O percurso contemplou os principais pontos turísticos da cidade como a Catedral Metropolitana de Brasília, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio Itamaraty, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Praça dos Três Poderes, o Palácio da Justiça, o Palácio do Planalto e a Ponte JK.
Apesar da beleza arquitetônica dos pontos turísticos, o percurso da prova principal de 21km não foi nada fácil com uma primeira metade descendente até a Ponte JK e uma segunda metade predominante em subidas retornando até o local da largada, exigindo estratégia e muito esforço por parte dos corredores.
O clima no dia da prova, por sua vez, foi muito favorável aos atletas com a temperatura permanecendo na casa dos 21º C desde a largada até as 8 horas da manhã, céu predominantemente nublado e ameaça de chuva, que inclusive chegou a cair por alguns instantes no local da concentração da prova.
A arena da prova contou com o som ao vivo de Jorge Recife, músico, compositor e produtor cultural que agitou o evento e garantiu a animação dos atletas no pós-prova.
A organização ficou por conta do Bruno Atleta Eventos, que mais uma vez entregou uma excelente prova. A arena montada no gramado central da Esplanada dos Ministérios ficou bem ampla e organizada, proporcionando conforto e um ambiente adequado para a concentração e dispersão dos atletas.
Os eventos de aquecimento, largada, chegada e premiação correram bem e nos horários previstos e no final do eventos foram muitos os elogios à organização da prova por parte dos atletas participantes.
Somando as três distâncias da prova, ao todo 1.207 atletas concluíram seus percursos, fazendo da BSB Half Marathon a terceira maior corrida de Brasília em número de concluintes neste ano até aqui.
Com a palavra, os vencedores!
A vencedora da prova na distância de 21km foi a atleta Janaína Santana. Janaína mora atualmente em Belo Horizonte-MG e veio para Brasília exclusivamente para participar da prova. A “Pequena notável”, como é carinhosamente tratada pelos amigos da Casa do Corredor, vem se destacando em diversas provas em nível nacional. Janaína foi a campeã da Maratona Internacional de Floripa Cosan 2019 em sua estreia no mundo das maratonas.
É a distância que eu mais gosto de corrida, achei o percurso desafiador e curti bastante a prova
Janaína Santana
No masculino, a prova foi vencida pelo atleta profissional de alto rendimento Marcos Fernandes da Cruz. Marcão, como é conhecido pelos amigos, nasceu na cidade de Lajedinho – BA, na Chapada Diamantina, onde mora e treina. O atleta se destaca entre os melhores atletas do Brasil com um currículo repleto de grandes conquistas.
Foi uma prova excelente, queria dar os parabéns a todos os participantes, graças à Deus consegui mais um 1º lugar. Gostaria de agradecer à Deus e a todos os parceiros que me ajudam. Prova dura mas deu tudo certo no final! Obrigado!
Marcos Fernandes Cruz
Galeria de imagens
Veja fotos da Corrida BSB Half Marathon:
Resultados e cobertura fotográfica
A responsável pela cronometragem da BSB Half Marathon foi a Chip Brasil e na página de resultados no nosso site você acessa o link para o resultado oficial da prova.
Já a cobertura fotográfica oficial do evento ficou por conta da Corre Pra Foto. Mais fotos do evento também podem ser encontradas nos sites Foco Radical e Olho No Atleta.
Você participou da Corrida BSB Half Marathon? Tem alguma observação sobre o evento? Escreva nos comentários o que você achou da prova!