A Brooks, uma das marcas mais tradicionais no universo do running nos Estados Unidos, retornará ao Brasil em 2025. No país, a marca será representada pelo Grupo MacroSports, que já distribui outras marcas de alto desempenho, como Pinarello, Kask e KOO.
Esse retorno da Brooks é uma estratégia do Grupo MacroSports, que busca explorar a sólida reputação da marca em mercados como os dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Vale ressaltar que a Brooks esteve presente no Brasil entre 2017 e 2022, por meio de um acordo exclusivo com a Centauro, varejista esportiva integrante do Grupo SBF.
Estratégia diferente
Desta vez, porém, os principais tênis da marca estarão à venda em várias lojas multimarcas, incluindo aquelas especializadas em running no Brasil. Além disso, a Brooks contará com um e-commerce próprio (brooksrunning.com.br). Tanto nas lojas físicas quanto no ambiente online, os corredores brasileiros poderão comprar produtos da marca, incluindo os lançamentos de modelos como Ghost, Glycerin, Hyperion e Adrenaline, a partir da segunda quinzena de março de 2025.
“Acreditamos que o mercado brasileiro tem um grande potencial para receber uma marca como a Brooks, tendo em vista o grande crescimento das corridas de rua, o boom dos clubes de corrida, assessorias esportivas e a busca pela modalidade de corridas em trilhas [trail running]”, afirmou Caio José Rodrigues, líder da MacroSports.
“Os corredores brasileiros estão sempre em busca de novidades, tais como tecnologias para performance, conforto e estabilidade. E a Brooks é reconhecida por ouvir seus corredores e colocá-los em primeiro lugar. Por isso, acreditamos que o Brasil é um mercado-chave para a marca, que tem crescido consideravelmente em diferentes regiões do mundo”, destacou Daniel Comerian, sócio-fundador da consultoria Bold, parceira estratégica da MacroSports.
Números
Recentemente, a Brooks anunciou que ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em receita global acumulada até setembro, alcançando esse marco pela primeira vez antes do início do quarto e último trimestre do ano.
De acordo com a marca, esse crescimento foi impulsionado pelo desempenho positivo em todas as regiões e canais, com destaque para um aumento de 10% na América do Norte, onde o e-commerce teve uma expansão de 16%. Além disso, as receitas aumentaram mais de 30% nas regiões da Ásia-Pacífico e América Latina. Na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), o bom desempenho resultou em um crescimento de 10% nas receitas, impulsionado por uma elevação de 24% nas vendas diretas via e-commerce.
Tecnologia
A Brooks utiliza uma tecnologia que envolve a infusão de nitrogênio na entressola de seus tênis, com o objetivo de melhorar o desempenho e o conforto durante a corrida. O nitrogênio torna a entressola mais leve, ao mesmo tempo em que oferece maior amortecimento e responsividade.
Um exemplo dessa inovação é a tecnologia DNA Tuned, presente nos modelos da linha Glycerin, incluindo o mais recente, o Glycerin Max.