Há doze meses, Tamirat Tola e Hellen Obiri foram coroados vencedores na Maratona de Nova York. Desde então, Tola conquistou o ouro olímpico e Obiri levou o bronze em Paris. E no domingo (3 de novembro) eles retornam para defender seus títulos em Nova York.
Tola estabeleceu o recorde do percurso em Nova York com 2:04:58 no ano passado, com o etíope batendo a marca anterior de Geoffrey Mutai de 2:05:06 em 2011. Obiri, por sua vez, conquistou a vitória em circunstâncias igualmente impressionantes, mas diferentes, quando a queniana superou Letesenbet Gidey, Sharon Lokedi e Brigid Kosgei em uma batalha emocionante no Central Park nos momentos finais.
Estou animado para defender meu título em Nova York, especialmente depois de um desempenho recorde olímpico na maratona. O percurso montanhoso e as multidões em Paris definitivamente me prepararam bem para as pontes e os espectadores em Nova York, onde talvez eu possa ir ainda mais rápido este ano.
Tamirat Tola
Obiri acrescentou:
Não há lugar como Nova York, e estou pronta para defender meu título naquele que se tornou um dos meus dias favoritos do ano.
Hellen Obiri
Os rivais de Tola neste fim de semana incluem Bashir Abdi, o belga que terminou 21 segundos atrás de Tola em Paris e conquistou a prata na capital francesa. Além disso, Abdi é o atual recordista europeu com uma marca de 2:03:36 em Rotterdam, há três anos.
O queniano Evans Chebet, 35, é o homem mais rápido do field com 2:03:00 e o campeão da Maratona de Nova York em 2022 é acompanhado pelo vencedor de 2021, Albert Korir, pelo vencedor de 2019 e 2017, Geoffrey Kamworor, e pelo campeão do NYC Half deste ano, Abel Kipchumba.
Isso significa que há quatro ex-vencedores na corrida masculina – Tola, Chebet, Korir e Kamworor.
Na prova feminina, Obiri compete, entre outras, com a campeã de 2022, Sharon Lokedi – quarta colocada nas Olimpíadas e vice-campeã em Boston em março.
Tal como na corrida masculina, o Quénia tem várias candidatas, incluindo não apenas Obiri e Lokedi, mas também a campeã de 2010, Edna Kiplagat, a quatro vezes medalhista olímpica Vivian Cheruiyot e Sheila Chepkirui.
Tirunesh Dibaba, da Etiópia, três vezes medalhista olímpica e 16 vezes medalhista mundial, faz sua estreia na Maratona de Nova York. No entanto, a maior de todos os tempos tem muito pouca forma recente e sua última maratona foi em 2018.
Certamente há muita experiência no evento com Kiplagat agora com 44 anos, Cheruiyot com 41 e Dibaba com 39.
A Maratona de Nova York 2024 acontece neste domingo, dia 3 de novembro, com transmissão ao vivo no canal ESPN 3 e no Disney+ a partir das 10h (horário de Brasília).