A Secretaria de Esporte e Lazer (SELDF) informou que está autorizado, a partir de 29 de março, o retorno das competições esportivas profissionais no Distrito Federal dentro dos protocolos e medidas de segurança gerais já estabelecidas pelo GDF como, por exemplo, o distanciamento mínimo de 2 metros entre os atletas e os demais profissionais, exceto quando estiverem durante as competições e treinamentos, a aferição de temperatura corporal e a desinfecção e higienização dos locais antes do uso. Além disso, as competições e treinamentos retornam sem a presença de público.
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer poderá, ainda, editar normas complementares de protocolos e medidas de segurança específicos, de acordo com as características de cada competição esportiva.
A seguir, o comunicado da SELDF:
“A partir de 29 de março estão autorizadas as competições esportivas profissionais no Distrito Federal, diante do cumprimento de protocolos e medidas de segurança gerais estabelecidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A medida foi publicada desta sexta-feira (19), por meio do Decreto Nº 41.913, em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer poderá editar normas complementares de protocolos e medidas de segurança específicos, de acordo com as características de cada competição esportiva, dentro dos protocolos gerais.
As competições e treinamentos retomam novamente sem a presença de público. Entre as determinações instituídas no documento, está o distanciamento mínimo de 2 metros entre os atletas e os demais profissionais, exceto quando estiverem durante as competições e treinamentos; a aferição de temperatura corporal diariamente de todas as pessoas que ingressarem nos respectivos locais, que serão previamente desinfectados e higienizados antes do uso; as pessoas com febre e suspeita de infecção devem ser manter afastadas.
“Saúde e qualidade de vida são as nossas prioridades em um momento delicado como esse. A volta das competições se faz necessária para dar continuidade ao calendário dos nossos atletas. Mas claro, seguindo todos os protocolos de segurança”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. Já nos vestiários, o tempo de permanência deve ser mínimo assim como a obrigatoriedade do uso de máscara. Terão acesso aos locais de competição, exclusivamente, as equipes de transmissão, jornalismo e demais atividades necessárias para a sua execução, em número reduzido de profissionais identificados dentro da área de competição.
Já nas academias de esporte de todas as modalidades, todos devem continuar a cumprindo TODOS os protocolos e medidas de segurança gerais, sendo as atividades coletivas de qualquer natureza, com contato físico, proibidas.”