No último domingo, na Maratona de Khon Kaen, em Khon Kaen, na Tailândia, o maratonista queniano Barnabas Kiplimo venceu a prova com um tempo de duas horas, 18 minutos e 55 segundos. Mas o que chamou a atenção de todos foi o seu calçado.
Kiplimo usou a primeira sandália de corrida com placa de carbono do mundo, a Nirun, desenvolvida pela marca tailandesa de corrida VING. Embora diversos corredores tenham explorado os limites dos calçados minimalistas ao longo dos anos, a VING levou essa ideia ao extremo, criando uma sandália que oferece alto desempenho enquanto proporciona aos corredores uma sensação de liberdade.
Segundo o site da marca, a motivação por trás da Nirun era “simplificar a indústria calçadista” ao criar a “primeira super sandália do mundo”. Diferente dos tênis de corrida com placa de carbono, que geralmente possuem cabedal de tecido leve ou material costurado, tanto a parte superior quanto a entressola do Nirun são feitas de uma espuma exclusiva. A sandália conta com uma placa de carbono que se estende por toda a entressola de espuma, projetada para melhorar a cadência e oferecer maior capacidade de resposta. Embora tenha um design clássico de chinelo, sua tira de espuma no calcanhar proporciona um nível extra de segurança, similar ao de um Croc.
Embora a super sandália possa gerar dúvidas inicialmente, desempenhos como o de Kiplimo conferem credibilidade ao produto; em Khon Kaen, ele reduziu seu tempo anterior na maratona em oito minutos.
A VING informa que estabeleceu um campo de testes em Iten, no Quênia, um dos principais centros de treinamento para corredores de longa distância, onde têm avaliado a super sandália com atletas de elite e maratonistas em condições de treinamento intensas e quentes, com o objetivo de testar sua durabilidade, desempenho e velocidade.

A marca possui alguns protótipos disponíveis para venda, mas ainda está em fase de testes e aprimoramento. “Estamos planejando lançar um projeto no Kickstarter em fevereiro com uma versão aprimorada das sandálias”, informou a marca em seu Instagram. Além disso, eles têm a intenção de apresentar seu produto na Maratona de Los Angeles de 2025, que ocorrerá em março.