Certo dia, o médico paulistano Drauzio Varella cruzou com um conhecido de colégio que não via havia muito tempo. Daquela conversa arrastada, um comentário do amigo o marcou: “Ano que vem, 50 – idade em que tem início a decadência do homem”. Drauzio, que completaria meio século de vida no ano seguinte, ficou intrigado. Afinal, sentia-se bem, corria ocasionalmente e estava sem fumar fazia 13 anos. E, principalmente, ainda tinha muitos projetos e desejos a realizar.
Decidiu, então, provar o contrário. Resolveu propor um desafio a si mesmo: correria a Maratona de Nova York dali a um ano. E começou a treinar. “Quem consegue correr 42km deve ser capaz de enfrentar o mundo com mais otimismo e sabedoria”, pensou ele quando começou a treinar para ser um maratonista. O médico é um maratonista com currículo invejável e já viajou o mundo atrás de provas de 42 quilômetros: esteve nas de Buenos Aires (Argentina), Boston e Chicago (Estados Unidos), Berlim (Alemanha) e Tóquio (Japão), entre outras.
No livro Correr, Drauzio conta as conquistas, as dificuldades e a disciplina adquirida depois que começou a correr. Para ele, correr não é só um hobby: é o que lhe dá o equilíbrio para enfrentar os desafios da vida.
Drauzio conta como e por que decidiu espantar o sedentarismo; relata o desafio da primeira maratona; nos dá um panorama da história das corridas desde sua suposta origem na Grécia antiga; oferece informações médicas sobre a prática; e, de quebra, nos leva de “carona” num passeio sensível pela alma humana. Leitura indispensável para corredores e futuros corredores.
Com franqueza, no livro admite que não é nada fácil deixar a preguiça de lado para praticar esportes e reafirma a necessidade de uma mudança de hábitos para que possamos desfrutar bem a vida e envelhecer com saúde. “Envelhecimento não tem que ser igual a doença. Um dia todos vamos ficar doentes e morrer, mas isso não precisa acontecer aos 40 anos, nem aos 50”, diz.
O livro traz diversos insights para quem já é atleta, para quem está começando a correr ou para quem tem muita vontade de correr, mas ainda não se decidiu.
Sobre o autor
![](https://correrbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/drauzio_varella.jpg)
Drauzio Varella nasceu em São Paulo, em 1943. Formado em medicina pela USP, trabalhou por vinte anos no Hospital do Câncer. Foi voluntário na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru) por treze anos e hoje atende na Penitenciária Feminina da Capital. Seu livro Estação Carandiru (1999) ganhou os prêmios Jabuti de Não-Ficção e Livro do Ano. Nas ruas do Brás recebeu o Prêmio Novos Horizontes, da Bienal de Bolonha, e Revelação Infantil, da Bienal do Rio de Janeiro. É autor ainda de Estação Carandiru (2005), O médico doente (2007), Carcereiros (2012) e Prisioneiras (2017), entre muitos outros.
A Amazon vende tanto a versão física quanto a versão digital deste livro:
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (18 maio 2015)
Idioma: Português
Capa comum: 208 páginas