Todo mundo sabe que você corre a Maratona de Boston por duas coisas: a medalha e a jaqueta. Claro, além disso, o senso pessoal de recompensa e realização, mas apenas duas dessas coisas você pode usar, e apenas uma dessas coisas você pode usar por mais de um dia. Essa coisa, é claro, é a jaqueta comemorativa da Maratona de Boston.
A jaqueta comemorativa da Maratona de Boston da adidas é uma tradição estimada na corrida desde 1991, tornando-se um símbolo de realização para corredores que completam o percurso anualmente. A jaqueta de 2025, apresentada ontem, dia 5 de dezembro, no entanto, gerou uma grande discussão no mundo das corridas, após a Boston Athletic Association (B.A.A.) optar por substituir seu icônico logotipo por um brasão que destaca o patrocinador Bank of America.
Embora a jaqueta ostente credenciais sustentáveis como a primeira feita inteiramente de material de poliéster reciclado, muitos corredores têm se concentrado no design. O Bank of America, que se tornou o patrocinador principal da maratona em 2023, após quase 40 anos de parceria com a seguradora John Hancock, está sendo criticado por dar grande visibilidade à sua marca. O novo design “Lucid Blue”, que combina com o tradicional azul royal da B.A.A., também recebeu opiniões divididas. Para alguns, é uma atualização moderna, enquanto outros esperavam uma estética mais clássica e atemporal.
As reações à jaqueta têm tomado conta das redes sociais. “Estou extremamente decepcionado com a marca desde que o Bank of America entrou em cena”, escreveu um usuário no Facebook. “Primeiro mudaram o unicórnio, agora estão colocando a marca corporativa em tudo”, escreveu outro, “Para 2026, veremos quantos logotipos do Bank of America podemos colocar nas pessoas?”.
A jaqueta comemorativa da Maratona de Boston de 2024 foi a primeira em que o Bank of America foi destaque, com o logotipo do banco abaixo do brasão tradicional do B.A.A. Além da pegada sustentável da jaqueta, os logotipos na frente e atrás são totalmente refletivos, junto com as três listras na manga e a frase “Boston is my victory” no punho esquerdo. De acordo com Jennifer Thomas, vice-presidente de marketing esportivo global da adidas, o mantra “serve como um lembrete de que a corrida [de cada corredor] é realmente uma vitória, não importa o resultado”.
Apesar da reação negativa, a jaqueta da Maratona de Boston de 2025 continua sendo uma item desejado. Para corredores ansiosos para colocar as mãos em uma, ela está disponível online no site da adidas dos Estados Unidos por 120 dólares, aproximadamente 720 reais na cotação atual. Independentemente das opiniões, a jaqueta segue sendo um símbolo de prestígio para milhares de corredores.
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