Categories: Notícias

Maratona de Nova York 2024: favoritos e onde assistir

 

Há doze meses, Tamirat Tola e Hellen Obiri foram coroados vencedores na Maratona de Nova York. Desde então, Tola conquistou o ouro olímpico e Obiri levou o bronze em Paris. E no domingo (3 de novembro) eles retornam para defender seus títulos em Nova York.

Tola estabeleceu o recorde do percurso em Nova York com 2:04:58 no ano passado, com o etíope batendo a marca anterior de Geoffrey Mutai de 2:05:06 em 2011. Obiri, por sua vez, conquistou a vitória em circunstâncias igualmente impressionantes, mas diferentes, quando a queniana superou Letesenbet Gidey, Sharon Lokedi e Brigid Kosgei em uma batalha emocionante no Central Park nos momentos finais.

Estou animado para defender meu título em Nova York, especialmente depois de um desempenho recorde olímpico na maratona. O percurso montanhoso e as multidões em Paris definitivamente me prepararam bem para as pontes e os espectadores em Nova York, onde talvez eu possa ir ainda mais rápido este ano.

Tamirat Tola

Obiri acrescentou:

Não há lugar como Nova York, e estou pronta para defender meu título naquele que se tornou um dos meus dias favoritos do ano.

Hellen Obiri

Tamirat Tola (Getty)

Os rivais de Tola neste fim de semana incluem Bashir Abdi, o belga que terminou 21 segundos atrás de Tola em Paris e conquistou a prata na capital francesa. Além disso, Abdi é o atual recordista europeu com uma marca de 2:03:36 em Rotterdam, há três anos.

O queniano Evans Chebet, 35, é o homem mais rápido do field com 2:03:00 e o campeão da Maratona de Nova York em 2022 é acompanhado pelo vencedor de 2021, Albert Korir, pelo vencedor de 2019 e 2017, Geoffrey Kamworor, e pelo campeão do NYC Half deste ano, Abel Kipchumba.

Bashir Abdi (Getty)

Isso significa que há quatro ex-vencedores na corrida masculina – Tola, Chebet, Korir e Kamworor.

Na prova feminina, Obiri compete, entre outras, com a campeã de 2022, Sharon Lokedi – quarta colocada nas Olimpíadas e vice-campeã em Boston em março.

Tal como na corrida masculina, o Quénia tem várias candidatas, incluindo não apenas Obiri e Lokedi, mas também a campeã de 2010, Edna Kiplagat, a quatro vezes medalhista olímpica Vivian Cheruiyot e Sheila Chepkirui.

Hellen Obiri (Getty)

Tirunesh Dibaba, da Etiópia, três vezes medalhista olímpica e 16 vezes medalhista mundial, faz sua estreia na Maratona de Nova York. No entanto, a maior de todos os tempos tem muito pouca forma recente e sua última maratona foi em 2018.

Certamente há muita experiência no evento com Kiplagat agora com 44 anos, Cheruiyot com 41 e Dibaba com 39.

Tirunesh Dibaba (Mark Shearman)

Nas corridas em cadeira de rodas, Marcel Hug, da Suíça, será o favorito no field masculino e almeja a sétima vitória na Big Apple.

A Maratona TCS de Nova York marca o final brilhante das principais maratonas do ano, e a energia da cidade e o entusiasmo dos espectadores são incomparáveis, levando-me a dar tudo de mim.

Marcel Hug

Onde assistir

A Maratona de Nova York 2024 acontece neste domingo, dia 3 de novembro, com transmissão ao vivo no canal ESPN 3 e no Disney+ a partir das 10h (horário de Brasília).

Correr Brasília

Recent Posts

Chepkirui e Nageeye vencem a Maratona de Nova York 2024

Na manhã de domingo, na Maratona de Nova York TCS 2024, um novo campeão foi…

4 dias ago

Reebok apresenta o Nano Gym: o novo tênis para treino e corrida

A Reebok anuncia o mais novo modelo da premiada franquia de tênis de treino Nano,…

1 semana ago

Recorde mundial da meia maratona para Yomif Kejelcha em Valência

A autoproclamada cidade da corrida conquistou mais uma vez o recorde mundial no domingo (27…

2 semanas ago

ABRACEO lança campanha educativa sobre a importância do número de peito

Você sabe qual a importância do número de peito em uma corrida de rua? A…

2 semanas ago

Strava lança recurso de orientação baseado em IA para atletas

O aplicativo de monitoramento de condicionamento físico mais popular do mundo, Strava, fez uma grande…

3 semanas ago

Asics apresenta Metafuji Trail, primeiro tênis para trilha com placa de carbono da marca na América Latina

A Asics apresentou o Metafuji Trail, primeiro tênis para trail running com placa de carbono…

3 semanas ago