Estabelecido desde 2012 pelas Nações Unidas com o nome de Dia Internacional da Síndrome de Down, World Down Syndrome Day (WDSD), o dia 21 de março propõe a conscientização global da característica genética ao promover discussões e, principalmente, ao buscar desmistificar os preconceitos em torno da síndrome. O dia 21 do mês de março foi escolhido, pois representa a triplicação do cromossomo número 21 causador da síndrome.
Para representar essa diversidade e inclusão, foi criado também o movimento mundial ROCK YOUR SOCKS.
No embalo do movimento mundial, o site Running Heroes e a marca de meias RIKAM lançaram o Desafio Virtual Rock Your Socks!
Para participar do desafio, o interessado deve realizar a sua inscrição no site Running Heroes e no período de 21 a 31 de março correr ou caminhar 10km usando meias invertidas.
A inscrição é gratuita e todos os participantes regularmente inscritos que cumprirem o desafio conforme as regras estipuladas concorrerão ao sorteio de 6 pares de meias coloridas RIKAM.
Use a #rockyoursocksrh marque os perfis @runningheroesbr @rikam para ter a sua foto repostada nesses perfis!
A síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. Isso quer dizer que as pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
A primeira descrição clínica dos sinais característicos da pessoa com SD ocorreu em 1866. O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas observáveis e “Down” designa o sobrenome do médico pediatra inglês John Langdon Down, que realizou a primeira descrição da SD.
A Trissomia do cromossomo 21 é um arranjo cromossômico natural que sempre fez parte da condição humana, estando presente universalmente através de linhas raciais, de gênero ou socioeconômicas, que geralmente causa diferentes graus de incapacidade intelectual e física e problemas médicos associados.
Estima-se que existam cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil e que, a cada 700 nascimentos, 1 bebê nasce com Síndrome de Down.
A Síndrome de Down não é uma doença e não deve ser tratada como tal. Pessoas com T21 são, na maior parte do tempo, saudáveis. Ocasionalmente, como consequência de baixa resistência imunológica, as crianças com síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos de vida, são mais susceptíveis a infecções, principalmente no sistema respiratório e digestivo. Esta propensão vai diminuindo com o crescimento.
A pessoa com T21 é capaz de aprender e de se desenvolver. Para isso, assim como qualquer outro ser humano, é necessário estimular desde a primeira infância para que ela se desenvolva e potencialize as suas capacidades, sempre respeitando o seu ritmo e a sua singularidade.
Seu objetivo ✅
Correr ou caminhar 10 km de uma só vez ou em várias sessões, usando meias invertidas!
Cronograma ⏱
Você tem 10 dias para completar este desafio: 21 de março às 00:01 até o dia 31/03 as 23:59.
O prêmio 🎁
1 das 6 Meias coloridas RIKAM!
A partir do dia 21 de março, corra ou caminhe 10 km e use meias invertidas, mostrando que você também apoia esta causa! Este é um sinal de que você apoia e acredita na igualdade e direitos das pessoas com Síndrome de Down.
Participe!
Link para as inscrições: https://br.runningheroes.com/pt/challenges/details/22-03-rock-your-socks
O Strava, principal plataforma de pessoas ativas, anuncia o lançamento de mais dois heatmaps: o…
A promoção que levará dois corredores da New Balance 42K Porto Alegre 2025 para a…
ASICS FrontRunner é uma comunidade global de corredores apaixonados por corrida, que tem como objetivo incentivar a…
Eleita a melhor produtora de corridas pela Federação Paulista de Atletismo, a TFSports, plataforma que…
Já imaginou uma corrida sem linha de chegada fixa e que ainda ajuda uma boa…
A Reebok anuncia a expansão da franquia de tênis de corrida FloatZig, que combina a…