A Maratona de Sydney, na Austrália, tornou-se oficialmente a sétima corrida a juntar-se ao prestigiado Abbott World Marathon Majors (WMM), um grupo que inclui Nova Iorque, Boston, Chicago, Londres, Tóquio e Berlim. Anunciada na Maratona de Nova York, esta conquista representa um marco significativo, já que Sydney é agora o primeiro evento do WMM baseado no Hemisfério Sul. O processo de seleção foi competitivo, com Sydney emergindo como a cidade escolhida entre outras duas fortes candidatas: a Maratona da Cidade do Cabo, na África do Sul, e a Maratona de Chengdu, na China.
No início deste ano, a Abbott World Marathon Majors anunciou o objetivo de expandir a série adicionando uma sétima corrida em 2025, e Sydney, Cidade do Cabo e Chengdu foram identificadas como as principais candidatas. Com esta adição, o WMM continua a expandir o seu alcance global, oferecendo aos corredores de todo o mundo um novo destino icônico de maratona.
Estou emocionado que Sydney se tornará a sétima Abbott World Marathon Major. A equipe em Sydney tem trabalhado para este dia, todos os dias, há mais de três anos, e ver a melhoria em suas operações e experiência em eventos a ponto de agora podermos chamá-los de Major foi profundamente impressionante. Mal podemos esperar para ver a nossa comunidade abraçar esta corrida como Major e começar a planear as suas visitas para correr pelas ruas de uma das melhores cidades do mundo. Corredores, sua estrela de Sydney os aguarda.
Dawna Stone, CEO da Abbott WMM
A atual medalha de seis estrelas permanecerá em vigor para aqueles que se esforçam para completar as corridas originais.
No entanto, dentro de alguns anos poderá haver uma medalha de nove estrelas, com duas outras maratonas – Cidade do Cabo e Xangai – candidatas a corridas do World Marathon Majors.
Isso poderá acontecer já em 2026 e 2027, se passarem nas verificações ao longo de uma avaliação de dois anos.
Tornar-se a sétima Abbott World Marathon é simplesmente incrível para o evento, para a cidade de Sydney e para o estado de Nova Gales do Sul. Não poderíamos ter alcançado o incrível crescimento e elevação na entrega para chegar aos Majors se não fosse pelo apoio do governo de NSW e do Destination NSW, além de nossos principais parceiros TCS e ASICS. Nossa equipe é de primeira linha e trabalhou muito para que isso acontecesse. É realmente especial para todos nós. Estamos muito entusiasmados em realizar o evento de 2025 como parte da maior série de maratonas do planeta!
Wayne Larden, diretor de prova da Maratona de Sydney
A avaliação final da Maratona de Sydney ocorreu durante a corrida de 2024, que também sediou o Campeonato Mundial Abbott World Marathon Majors Wanda Age Group. Realizada em setembro, a corrida deste ano viu o marroquino Othmane El Goumri cruzando a linha de chegada em duas horas, oito minutos e 20 segundos para vencer sua primeira maratona desde 2019 (Dublin); na corrida feminina, Betsy Saina, uma maratonista americana nascida no Quênia, conquistou a vitória com o tempo de 2:26:47.
Mais de 17.000 corredores participaram do evento deste ano, que abrange alguns dos marcos mais famosos da cidade, incluindo a travessia da Sydney Harbour Bridge e o término na Sydney Opera House. O percurso tem alternâncias significativas de elevação que agregam apelo paisagístico e um nível de dificuldade semelhante ao da Maratona de Nova York.
O Strava, principal plataforma de pessoas ativas, anuncia o lançamento de mais dois heatmaps: o…
A promoção que levará dois corredores da New Balance 42K Porto Alegre 2025 para a…
ASICS FrontRunner é uma comunidade global de corredores apaixonados por corrida, que tem como objetivo incentivar a…
Eleita a melhor produtora de corridas pela Federação Paulista de Atletismo, a TFSports, plataforma que…
Já imaginou uma corrida sem linha de chegada fixa e que ainda ajuda uma boa…
A Reebok anuncia a expansão da franquia de tênis de corrida FloatZig, que combina a…